Sextus Propertius

Padrão

Pesquisando na internet descobri algo fantástico.Uma Elegia cuja personagem principal tem o meu nome, Cinthia.

O que é Elegia? Bem, a poesia elegíaca se distingue de outras formas de poesia por ser composta por dísticos elegíacos, ou seja, um hexâmetro e um pentâmetro. Além dessa característica, durante certo tempo, o dístico elegíaco foi usado em inscrições e em poemas cantados ao som da flauta.

Mas porquê eu fiquei tão empolgada?Ora, porque nunca vi meu nome em nada artistico!E muito menos em um texto tão importante.

Sim, porque de acordo com a minha pesquisa (é claro que depois de achar o texto eu pesquisei feito doida na internet), esse texto, conhecido como A Elegias do Amor ou O Livro de Cintia ou Monobiblos, é um dos mais importantes do inicio da poesia Romana.

Enfim, o autor, Sextus Propertius, é um gênio, principalmente por haver usado meu nomezinho…rsrs

Segue um trecho da obra de uma tradução feita por Beatriz Sobral em sua dissertação de mestrado:

“Cíntia primeiro cativou-me com seus olhinhos,
Ó infeliz de mim, nunca antes tocado pelo desejo amoroso.
Então, o Amor abaixou os olhos sempre altivos
E apertou-me a cabeça calcando-a com os pés,
Enquanto ensinou-me a odiar as meninas castas e,
Ímprobo, viver sem nenhuma prudência.”


Sabe o que tudo isso significa?Que pelo menos para o Propertius eu fui especial!hehehehe

Sobre Cinthia Molina

Hello! My name is Cinthia Molina, I am 33 years old and I was born in São Paulo and I live here with my boyfriend Rogério Mendes. I am an English Teacher and Teaching Coordinator at YouMove and also in private classes. I want to teach English Literature in the future, so I plan to join a course to get my masters degree. My hobbies are reading(all kinds of books), writing (poetry and short tales), watching movies and tv series (such as Star Trek, Fringe, How I Met Your Mother, Big Bang Theory, Mike & Molly, Misfits, BBC Documentary Series, etc..), listen to music (jazz, blues, soul, classic rock, pop) and, of course, surf the web. I hope you enjoy reading my blog! See you!

Uma resposta »

  1. É curioso como às vezes encontramos coisas na internet que parecem ter sido feitas para nós. Outro dia desses encontrei um texto numa página do Google falando de todos os diretores de cinema chamados Roberto (Roberto Rosselini, Robert Redford, Robert de Niro, etc). Eu senti como que uma ligação, pois a página abriu do nada (eu estava pesquisando sobre o significado do meu nome em outras línguas para fazer um trabalho de antropologia, e, de repente, aconteceu isso). Parece loucura, não é? Deve ter sido a mesma coisa com a sua elegia!(http://claque-te.blogspot.com): Dreamgirls, de Bill Condon.

Deixe uma resposta

