Ensinar é Divertido!

Padrão

Finalmente vou realizar um sonho: ensinar literatura! Ok, na verdade isso realmente só começará ano que vêm, mas já estou comemorando!
Muitas das pessoas que lerem esse post poderão pensar que estou vibrando à toa, afinal minhas aulas serão direcionadas a crianças e adolescentes que não gostam de ler ou que até gostam, mas não são incentivados por ninguém. Pode até ser que eu encontre um ou outro que realmente seja apaixonado por livros, mas sei que serão exceções.
Minha meta será simples: fazer com que pelo menos um aluno por sala que não tinha o hábito de ler se interesse de verdade pela arte literária, que goste da leitura, compreenda os textos, questione, pesquise, comente, enfim, queira mais. Não me importa que seja um na escola toda, mas espero conseguir fazer diferença na vida de alguém.
Também não quero me tornar uma daquelas professoras amargas, que só sabem reclamar do governo e dos alunos. Não que as reclamações sejam invalidas, mas há um prazer em lecionar que supera essas dificuldades.
Se um professor entra em sala de aula de cara feia, mal-humorado, sem vontade de ensinar, é óbvio que os alunos não terão vontade de aprender ou de pelo menos prestar atenção no que essa pessoa divertida, o professor, tem a dizer. Estará criado o clima de animosidade na sala de aula. Esse mesmo aluno ao completar 16 anos se torna um eleitor mal informado, vota errado e acaba por eleger alguém incapaz de perceber a importância de uma boa educação e da valorização aos profissionais do ensino.
Portanto, colegas professores, pensem um pouco em como vocês se comportam em sala de aula, em como lidam com os alunos. É importante fazer com que os alunos vejam em nós que uma pessoa instruída não precisa ser necessariamente chata. Eu, com certeza, não sou.

Sobre Cinthia Molina

Hello! My name is Cinthia Molina, I am 33 years old and I was born in São Paulo and I live here with my boyfriend Rogério Mendes. I am an English Teacher and Teaching Coordinator at YouMove and also in private classes. I want to teach English Literature in the future, so I plan to join a course to get my masters degree. My hobbies are reading(all kinds of books), writing (poetry and short tales), watching movies and tv series (such as Star Trek, Fringe, How I Met Your Mother, Big Bang Theory, Mike & Molly, Misfits, BBC Documentary Series, etc..), listen to music (jazz, blues, soul, classic rock, pop) and, of course, surf the web. I hope you enjoy reading my blog! See you!

Uma resposta »

  1. Que lindo Ci, estou muito feliz por você!! Também sonho em ensinar literatura, tenho estado esses dois anos com os pequenos e infelizmente literatura não faz parte do curriculo, embora tenha tido enorme prazer em ensinar nossa lígua, que é linda! Mas sempre leio pra eles, levo para a biblioteca, converso sobre a importância da leitura na vida deles e indico livros que tem a ver com seu dia-a-dia,com os quais eles possam se identificar, e tem dado certo. Eles tem adorado os livros e sempre pedem mais. Acho que a paixão faz toda a diferença, o professor feliz, sorridente e claramene apaixonado em fazer o que ama, é um ótimo exemplo para essa molecada, eles tentam entender o que te apaixona tanto, e é muito legal. Sei que nesse tempo já plantei alguma sementinha que com certeza dará bons frutos, mesmo que seja umazinha, fizemos algo!! Parabéns!! =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s